01 julho 2012

Coisas de Danyelle

Texto de Geografia: A formação do povo Brasileiro

O texto a seguir vai ser base da nossa próxima prova de geografia, que acontecerá nessa semana.

 A formação do povo Brasileiro

Uma só teoria não seria capaz de compreender todos os que marcaram a formação do povo brasileiro. A nação foi formada com traços que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de “brasileiros” que reconhecemos nessa grande diversidade.
A primeira marcante mistura aconteceu no momento em que as populações indígenas da região entraram em contato com os colonizadores portugueses. Em meio ao interesse de exploração, os portugueses engravidaram várias índias que deram a luz à nossa primeira geração de mestiços, que formam um primeiro momento do nosso variado leque de misturas.
Tempos depois, graças ao interesse de instalar a empresa açucareira (cana-de-açúcar), uma grande massa de africanos foi trazida de suas terras para viverem na condição de escravos. Havia exploração sexual dos senhores sobre as suas escravas.
Do século XVI ao XVIII, em aproximadamente 15 gerações, consolidou-se a estrutura genética da população brasileira, com o entrecruzamento de africanos, portugueses e índios. Ainda no período colonial, franceses, holandeses e ingleses tentaram se estabelecer em território brasileiro e deixaram alguma contribuição étnica, embora restrita.
A partir do século XIX, imigrantes italianos, espanhóis, alemães e japoneses e tantos mais não só contribuíram para a exploração de novas terras mas também participaram do processo de mistura racial no Brasil. Os alemães se fixaram principalmente no Sul, os italianos em São Paulo e os espanhóis em todo o país. Isso também contribuiu para que a mistura de povos no Brasil tivesse composição diferente de acordo com a região.
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação.

Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem.

Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante falada. Esse fato gerou uma identidade nacional especial e um povo marcadamente mestiço na aparência e na cultura.

Ao mulato, mestiço de negro e branco, se deve toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana.

Ao mameluco, resultante das relações entre branco e índio, se deve a penetração para o interior e a marcha para o oeste.
De maneira geral, pode-se dizer que predomina no litoral o mulato e, no interior, o branco e vários mestiços. A população é mais índia no Norte, menos branca no Nordeste, mais índia e mais branca no Centro-Oeste e menos negra no Sul. No Sudeste, historicamente a área de maior desenvolvimento, há um pouco de todas as raças.

Bons estudos e boa sorte!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

HUMOR

HUMOR
DEDUÇÕES DA MAFALDA...

MAIS VISITADAS